Assinatura-de-contrato-entre-a-UTIP-e-o-grupo-Zahara-Comercio,-SA

Celebração de Contrato de Investimento Privado entre a UTIP e a ZAHARA COMÉRCIO, S.A.

Aos 01 de Junho de 2016 o Titular do Poder Executivo aprovou o projecto de investimento privado denominado Zahara – Comércio, S.A., que consiste na expansão da rede de retalhista “KERO”, o plano de expansão assenta no desenvolvimento de 16 (dezasseis) novas unidades comerciais, sendo 15 (quinze) Hipermercados e 1 (um) Supermercado. Está orçado em USD 449.878.888,00 (quatrocentos e quarenta e nove milhões, oitocentos e setenta e oito mil e oitocentos e oitenta e oito dólares dos Estados Unidos da América).

O projecto tem dimensão nacional, compreende as províncias de Luanda, Municípios sede das províncias de Benguela e Huíla, Cabinda, Huambo, Malanje, Zaire, Uíge e Cuando Cubango.

É um projecto estratégico para o desenvolvimento e modernização da rede comercial do país e para a consolidação e formalização do sector do comércio.

Os impactos resultantes da sua implementação são consideráveis, com realce para o emprego (criação de 6.459 postos de trabalho directos, dos quais 6.401 serão destinados para trabalhadores angolanos, e 58 para trabalhadores expatriados, bem como a criação de pelo menos 1.292 postos de trabalhos indirectos).

Do ponto de vista económico, o projecto contribuirá para o aumento da capacidade de produção interna, posicionando-se como uma plataforma viável para a distribuição de produtos nacionais, garantindo desta forma mercado para estes, incentivando assim a produção agrícola e industrial do país.

O projecto vai de encontro com a nova política de investimento privado e responde a vários objectivos identificados no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017, ao garantir o alcance dos objectivos seguintes:

a) Promoção do emprego e qualificação da mão-de-obra nacional;
b) Propiciar o abastecimento eficaz do mercado interno;
c) Promoção e Diversificação da Estrutura Económica do País

Em sede do contrato de investimento celebrado entre a UTIP e a ZAHARA COMÉRCIO, S.A., e visando a implementação exitosa do investimento, a UTIP na qualidade de representante do Estado prestará o apoio institucional necessário através de mecanismos de apoio e acompanhamento em articulação com os demais órgãos do Estado intervenientes em matéria do investimento privado.

Unidade Técnica para o investimento Privado, aos 23 de Junho de 2016.