Assinatura-de-contrato-Amaral-Ribeiro

Celebração de Contrato de Investimento Privado entre a UTIP e a Organizações Amaral Ribeiro, Lda

Aos 12 de Maio de 2016, o Titular do Poder Executivo aprovou o projecto de investimento privado denominado Água de Nascente Natural Preciosa, que consiste na produção de bebidas não alcoólicas, bem como a produção dos componentes necessários para o engarrafamento das bebidas,

localizado no Município da Humpata, Província da Huíla, cujo montante de investimento é de USD 11.403.486,00 (Onze milhões, quatrocentos e três mil, quatrocentos e oitenta e seis dólares dos EUA).

O investimento visa a construção de uma unidade industrial de bebidas não alcoólicas e a produção de todos os componentes necessários para o engarrafamento.

Do ponto de vista económico o projecto contribuirá para o desenvolvimento do sector na sua região de implementação, com impactos positivos na redução das importações e na balança de pagamentos do país.

Por outro lado, o projecto também contribuirá para o aumento da produção interna de produtos ainda actualmente importados, o que promove a substituição gradual e competitiva das importações, com impactos positivos sobre a balança de pagamentos.

O projecto gerará importantes impactos sobre a economia nacional, na perspectiva social vai proporcionar 86 novos postos de trabalho para nacionais.

O projecto vai de encontro com a nova política de investimento privado e responde a vários objectivos identificados no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017, ao garantir o alcance dos objectivos seguintes:

  1. Fomento da produção nacional;
  2. Promoção do emprego e qualificação da mão-de-obra nacional;
  3. Propiciar o abastecimento eficaz do mercado interno;
  4. Substituição das importações.

Em sede do contrato de investimento celebrado entre a UTIP e a Organizações Amaral Ribeiro, Lda e visando a implementação exitosa do investimento, a UTIP na qualidade de representante do Estado prestará o apoio institucional necessário, através de mecanismos de apoio e acompanhamento em articulação com os demais órgãos do Estado intervenientes em matéria do investimento privado.

Unidade Técnica para o investimento Privado, aos 26 de Maio de 2016.