Mensagem do Director, Dr. Norberto Garcia

Estimados investidores, empresários, homens de negócios e interessados em matérias sobre o Investimento Privado em Angola.

Bem-vindos à página da Web da UTIP – Unidade Técnica Para o Investimento Privado, que agradece a disponibilidade de a aceder.

Angola é país africano com uma extensão de 1.246.400 km², banhados pelo oceano atlântico, com enormes recursos naturais e com potencialidades e oportunidades de investimento.

O mercado angolano, se por um lado, tem o desafio da diversificação da economia, por outro lado, tem a oportunidade de atrair investimento para o sector não petrolífero.

Em Outubro de 2015, o Executivo aprovou um novo quadro legal para o Investimento Privado em Angola e consequentemente foi criada a UTIP, serviço especializado de apoio permanente ao Titular do Poder Executivo, encarregue pela preparação, condução, avaliação e negociação dos projectos de Investimento Privado, com valor de investimento superior ao equivalente a USD 10 milhões.

Num momento em que a estratégia do Executivo é o aumento da produção e das exportações de bens e serviços, os “Investidores” começam a ter uma postura diferente de abordagem do mercado, sentindo que há espaço para desenvolver a produção nacional.

O contexto actual é de substituição das importações pelas exportações, o que cria oportunidades para projectos de investimento direccionados aos sectores produtivos prioritários, tais como agricultura, agro-indústria, indústria, pescas, energia e águas, infra-estruturas, entre outros.

Somos parceiros dos investidores na articulação com todos os organismos públicos que intervêm nos procedimentos de apreciação, execução e implementação dos projectos de investimento. Urge o aumento dos fundos internos e externos que se traduzem numa mudança da formação bruta do capital em Angola, capaz de proporcionar um significativo aumento de quantidades de produtos para abastecimento das populações e para exportações.

A nobre missão de tramitar projectos de Investimento Privado nas áreas prioritárias, para promover o crescimento e desenvolvimento de Angola, inspira cada funcionário da UTIP em aplicar as suas competências técnicas e humanas a causa do investimento privado, com verdadeiro espírito de comprometimento, espírito de entrega, abnegação e transparência sem limites.

Por conseguinte, a UTIP está aberta para os investidores “e prontos a levá-los ao colo

Em nome de todos os funcionários da UTIP e em meu nome próprio, apelo aos “Investidores” para formularem projectos concretos e estruturantes para atender o mercado interno e externo, na certeza de que serão rentáveis e vão proporcionar bom retorno do capital investido, no momento do repatriamento de lucros e dividendos, obviamente resultantes da actividade desenvolvida.

 

Produzir Bens e Serviços Para Exportar.

Angola, Com o Investimento Privado, Rumo à Diversificação da Economia Nacional.

“Bem-haja o Investimento Privado”

O Director

Norberto Garcia